Aly Gillani soma uma carreira com mais de duas décadas dedicada à descoberta de nova música e ao desenvolvimento de carreiras artísticas. Desde 2017 que é o representante de editoras europeu no Bandcamp, onde se dedica a fazer crescer a rede de editoras e artistas que utilizam a plataforma de música. Paralelamente, é fundador e A&R da First Word Records, editora que começou em 2004 dedicada aos sons da hip hop, jazz e soul. 

Aly Gillani participou no MIL enquanto orador num debate que questionava como seria o mercado digital em 2024. Projeções feitas, nesta entrevista revisita o surgimento do Bandcamp, como este nunca foi só um simples site para carregar música e se tornou rapidamente numa comunidade global onde a tónica está no editorial e na curadoria. Aly esmiúça ainda o impacto que ações como as Bandcamp Fridays tiveram nos artistas independentes e na própria plataforma, assim como o seu olhar para o futuro do mercado digital. 

Nota: Logo após esta conversa ter sido gravada, em setembro de 2023, foi anunciado que a plataforma de música Songtradr comprou o Bandcamp à Epic Games e, um mês depois, 50% dos seus trabalhadores foram despedidos e as portas ao diálogo com o Bandcamp United foram fechadas. O futuro desta plataforma como a conhecemos permanece por garantir e, infelizmente, não fomos a tempo de o envisionar com Aly Gillani. Fica o registo – e o lembrete – do papel ímpar de uma plataforma tecnológica para os artistas independentes.

Leave a Reply